Receba novidades e dicas do Starpix Studio
Seu email foi cadastrado com sucesso!
Quanto vale uma boa fotografia publicitária?

Quanto vale uma boa fotografia publicitária?

No post da semana, vamos falar um pouco sobre o valor da fotografia publicitária. Você sabe quanto custa uma boa imagem? Sabe também quanto a falta dela custaria para sua empresa? Seus produtos são tratados visualmente com a qualidade que merecem? Esse texto é uma pequena reflexão de como andam as imagens na área da fotografia publicitária e o que você precisa levar em consideração ao contratar profissional da para fotografar seus produtos.

O Analfabetismo visual.

Como afirmar que uma boa fotografia publicitária vende para alguém quem teve pouco contato com elas? Fica difícil quando algumas pessoas não conseguem distinguir uma imagem, feita com esmero, de outra executada com menos cuidado, produção, olhar e técnica. Muitas vezes, alguns empresários não se dão conta, mas estão atuando em setores onde seus concorrentes utilizam-se das melhores ferramentas de marketing e propaganda para apresentar seus produtos, e esses, quando aparecem em peças publicitárias, recebem o maior cuidado possível na trato da sua imagem. Nesse ponto fica claro que esses esforços de marketing e propaganda são investimentos necessários para que marcas com potencial não caiam na vala comum. Um dos setores que mais vemos imagens de baixa qualidade é no setor de alimentos (restaurantes, bares e indústrias), mas isso não se restringe apenas à essa área.  Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que está se tornando regra em termos de fotografia, não passa de um lamuriante sussurro.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-08

Sabemos que grande parte desse analfabetismo visual nos acompanha desde o jardim de infância. A arte e a cultura em nosso país, infelizmente não tem o espaço que merecem. Em outros países, nos europeus principalmente, é possível em vários momentos, ver a arte se fundindo com interesses comerciais e vice-versa. Em nosso país podemos ver algumas manifestações nesse sentido, mas são raras e dificilmente atingem determinados públicos. O que quero dizer, é que não estamos, desde os nossos primeiros anos de estudo, pouco expostos a elementos culturais clássicos que façam-nos distinguir com clareza o que é feito com cuidado, referência e dedicação.

Digo que essa falta de referência se expande em várias áreas, doa a quem doer, mas somos os mestres do “mais ou menos” e isso está nos levando por estradas tortuosas. Em tempos de redes sociais a nova ordem é postar, postar e postar. É quantidade, poucos andam se preocupando com qualidade, até que o concorrente se preocupe com ela. Quando se chega aqui, talvez possa ser tarde demais.

Acredito que todo o dia, um pouquinho de cada vez, temos a oportunidade de fazermos diferente em nossas vidas e criarmos melhorias que levarão mais carinho e preocupação para nossas empresas, produtos e principalmente para nossos clientes.

Para melhorar, vamos ficar de olho nas nas ações das melhores empresas do setor em que as nossas atuam, isso ajudará a entender a preocupação que esses concorrentes tiveram com a apresentação de seus produtos. Não vamos copiar, vamos usar de referência para encontrarmos nosso próprio caminho. Vamos nos distinguir. Tenho fé que um povo quem sempre dá um jeitinho, pode encontrar novas formas de se sobressair.

Outra forma interessante de dar uma amenizada em nosso analfabetismo visual enraizado, tanto para fotógrafos como para empresários, é consumir boas imagens em revistas especializadas, filmes, bons sites de referência e em suas viagens, sempre dando um pulinho em galerias e museus.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-06

Quanto sua empresa pagaria por uma boa fotografia de produto?

De tempos em tempos esse caso acontece aqui no estúdio. O cliente acha o trabalho caro demais, faz com outro fotógrafo ou estúdio que não resolve a necessidade e acaba voltando. É nesse ponto que os investimentos devem ser medidos. Recebemos aqui no estúdio produtos de alto valor agregado, o lucro da venda de um desses itens facilmente pagaria o investimento da sua fotografia. O fotógrafo até corre riscos com alguns produtos que estarão sob sua custódia. O que o deve-se pensar é o seguinte: esse produto tem valor, portanto tem qualidade. Então é preciso apresentar essas qualidades com a melhor imagem possível. Uma boa imagem vende mais. Caso contrário, grandes empresas não se preocupariam tanto com as fotografias de seus produtos.

Agora você pode estar dizendo: Não sou uma grande empresa! Mas gostaria de ser? Marketing, propaganda e imagem são investimentos necessários tanto quanto os equipamentos que a sua empresa precisa para criá-lo. Caso você ache isso um mal, digo que é um mal necessário. Nem é mais preciso ficar batendo nessa mesma tecla, pois todos estão carecas de saber que as marcas, em muitos casos, valem mais que seus ativos.

Conheço casos aqui na nossa região, onde o fotógrafo (conhecido e respeitado nacionalmente) acabou ajudando no posicionamento da marca e do produto. Fica claro mais uma vez, que imagem vende e em alguns momentos é exatamente nessa área que a sua empresa não precisa economizar. Ninguém quer fazer o mesmo trabalho duas vezes, não é mesmo? Pense em quanto vale o seu tempo.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-05

O que levar em consideração em uma boa fotografia publicitária?

Reflita um pouco sobre isso: Quanto vale o meu produto? Ele merece uma boa apresentação? Essa fotografia vai fazer diferença nas vendas? Vai chamar atenção do meu consumidor? Vou conseguir me diferenciar dos meus concorrentes? É com isso em mente que você deve fazer uma análise das necessidades da sua empresa. Agora leve em consideração esses pontos ao contratar um estúdio especializado em fotografia publicitária:

01-) Portifólio de fotografia do estúdio ou do fotógrafo:

Esse estúdio atende clientes importantes? E o principal, criou boas soluções para esses clientes? Olhe bem as imagens no site de um estúdio ou fotógrafo e veja se soluções necessárias estão presentes. Isso irá poupar muito o seu tempo.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-03

02-) Produção das fotografias publicitárias:

Caso o seu produto precise de alguma produção ou ambientação é necessário que o profissional contratado tenha a capacidade de executar essas produções. No caso de alimentos, é bom verificar se o estúdio está apto a fazer produções de food styling para os seus pratos. Food Styling em alguns momentos chega a ser uma arte e dependendo da complexidade do prato, leva horas para ser executado.

Fascino - Páginas - 02 - 35

03-) Cuidado com a iluminação das fotografias de produto:

Não é difícil vermos por aí ótimos produtos que simplesmente acabam ficando mortos visualmente pela falta de uma boa iluminação. Ao analisar o portifólio, olhe se os produtos brilham aos olhos, esse é um bom sinal que ele foi fotografado com cuidado na iluminação.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-07

04-) Tratamento da fotografia publicitária:

O tratamento de imagens sempre esteve presente nas fotografias publicitárias e é tão antigo quanto a invenção da própria fotografia. Então não pense que a imagem do seu produto não passará por algum tipo de tratamento no photoshop ou algum outro software de edição. O profissional que está pronto para entregar boas imagens, deve saber lidar com essas ferramentas. Certifique-se de como a sua imagem deverá ser entregue e se esses recursos serão necessários.

Quanto-Vale-Um-Boa-Fotografia-Publicitária-02

Uma boa fotografia publicitária não é barata.

Da mesma forma que a sua empresa leva na ponta do lápis os custos do seu produto, um estúdio de fotografia também sabe o quanto custa o tempo para executar uma boa produção. Existem vários processos que são levados em conta para atingir ótimos resultado ao se tratar de fotografias de produtos. Cabe ao estúdio ou fotógrafo explicar esses procedimentos ao cliente, pois cada caso precisa ser estudado e cada produto que será fotografado tem suas particularidades.

O que você precisa saber no final das contas, é que seu produto precisa ser tratado com a qualidade que ele merece e que boas imagens, sempre vendem mais.

Quer conhecer nosso trabalho de fotografia publicitiária?

Esse link vai levar para nosso portifólio!

Até a próxima!

Texto:

Winston Gambatto

Starpix Studio

 

Starpix Studio

Starpix é um estúdio fotográfico especializado na criação e tratamento de imagens publicitárias. E pode acreditar, fazemos isso com muito carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *