Receba novidades e dicas do Starpix Studio
Seu email foi cadastrado com sucesso!
Gastronomia Regional – Fotografia de Comida

Gastronomia Regional – Fotografia de Comida

No post dessa semana vamos falar de um ensaio feito há alguns anos, mas que vale a pena ser revisto por falar de assunto que gostamos muito aqui no estúdio: a gastronomia regional. Essas imagens nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as delicias feitas em nossa região e entrar em contato com pessoas (retratados) incríveis. Chega mais que na mesa de italiano sempre tem espaço pra mais um!

Gastronomia Regional – A ideia do ensaio.

Sou bisneto de imigrantes italianos e a gastronomia desse povo sempre esteve presente em minha vida. Cresci aos pés dos fogões a lenha, vendo minhas avós preparando as delicias da nossa culinária regional.

A ideia por trás desse trabalho, é prestar uma homenagem a esse povo trabalhador, que fez da terra seu meio de subsistir e prosperar. É mais fácil fazer um ensaio fotográfico desse tipo quando você tem a vivência do assunto, por isso enquanto fotografava, boas lembranças vieram à memória. Cresci no interior. Eram tempos completamente diferentes, onde após fazer os seus deveres, você poderia brincar o dia inteiro e seus país não se preocupavam com sua segurança. Tínhamos o lugar inteiro a nossa disposição, podíamos ir e vir sem preocupação. A casa da vó era um verdadeiro refúgio, sempre tinha alguma coisa que ela estava preparando. Lembro muito bem da polenta que era cortada com uma linha, do salame pendurado atrás do fogão e do meu avô preparando torresmo.

Nesse ensaio, olhei com carinho para essa comida que fez parte da minha infância e tentei criar imagens que fizessem jus à sua importância. As fotos foram feitas todas em estúdio, com o uso de cenários, mas tentei ao máximo dar aquele ar de casa do interior para mostrar um pouco da hospitalidade do meu povo.

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional – O Food Stylig.

Sempre via fotos desse tipo de prato, mas não via imagens com o cuidado necessário para mostrar a grandiosidade dessa culinária. Então partimos para o trabalho e utilizamos técnicas de food styling para criar a maioria dos pratos fotografados. Cada um tem sua história e suas técnicas, mas todos foram feitos com muito cuidado e planejamento.

O meu amigo Chef Angello Omar, ganhador do prêmio Dolmã 2017 pelo estado do Paraná, foi o responsável pelas receitas e me ajudou muito no food styling dos pratos. Também me acompanhou segurando os flashs para a segunda etapa desse trabalho, que foi o retrato dos produtores rurais, assunto que você verá a seguir. Os pratos foram preparados para fotografia, mas posso dizer que todo foram degustados e estavam formidáveis!

 

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional – O retrato dos produtores rurais.

Sabia que seria uma ótima experiência, mas não esperava que fosse tanto. Para cada foto produzida, nós queríamos conhecer uma pessoa ou a família responsável pela produção do elemento principal de cada prato. E fomos ao interior de nossa cidade para conhecê-los.

Ao primeiro contato, quando expliquei o que seria feito, todos encaravam com um certo ar de desconfiança, mas após responder a mesma pergunta (Tu é filho de quem?) feita em todo o lugar que eu chegava e com alguns minutos de conversa, logo era convidado para conhecer a propriedade e os retratados já ficavam  a vontade e a hospitalidade desse povo aflorava.

Um tipo de ensaio desses, que você tem contato com pessoas maravilhosas, fazem você rever a importância de seu trabalho como fotógrafo. Capturar o modo de vida e ver a importância que a gastronomia tem na vida dessas pessoas, me fez ver o quanto o nosso povo é dedicado, trabalhador e feliz. Sou grato por viver tudo isso. Tenho outras ideias que seguem um caminho parecido e pretendo colocá-las em prática o quanto antes. Antes que o nosso interior e esse modo de vida desapareçam.

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

 

Gastronomia Regional - Fotografia de Comida

Todas as imagens foram usadas em um calendário que continha também as receitas de cada prato.

Espero que tenha gostado desse trabalho. Até a próxima!

 

Confira aqui dois posts sobre fotografia de comida bem interessantes em nosso blog:

-> Food Styling.

-> Festival Oeste Gastronomico.

-> Livro de Receitas CVale.

-> Projeto “Um Toque de Chef” – Moura Supermercados.

 

Texto:

Winston Gambatto

Starpix Studio

 

Starpix Studio

Starpix é um estúdio fotográfico especializado na criação e tratamento de imagens publicitárias. E pode acreditar, fazemos isso com muito carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *