A vida no modo B (bulb) da sua câmara pode ser cheia de boas surpresas! O light painting é uma técnica de fotografia extremamente fácil e divertida. Eu acabei criando uma certa desenvoltura nesse tipo de fotografia porque no começo, a grande maioria de nós fotógrafos temos poucos recursos para adquirir equipamentos, e como vocês sabem, flashs e acessórios não costumam ser baratos, então eu acabei me virando com lanternas, palitos de fósforo, luminárias e qualquer outra bugiganga que produzisse luz.
O primeiro contato com o light painting.
Quando utilizei a técnica pela primeira vez, no mesmo momento, sem exagero, minha cabeça rodopiou com as inúmeras possibilidades que se apresentaram. Eu pensei: quer dizer que posso colocar as luzes onde eu bem entender, com a intensidade que eu quiser e do jeito que eu quiser? Puts … é isso! Caiu a ficha que o sensor era um grande quadro negro pronto para ser pintado com muitas ideias. Logo imaginei as fotos de alimentos sendo feitas dessa forma e foi justamente isso que fiz em vários momentos.
Um pouco depois me dei conta que poderia levar essa técnica para objetos e lugares maiores e comecei a pintar, não apenas com lanternas mas com flashs também. O interessante dessa técnica, é que a criatividade não tem limites e você pode misturar luzes contínuas com disparos de flash criando um número sem fim de possibilidades.
Quando for comprar lanternas para seus light paintings, opte pelas que tem controle de foco, com isso fica mais fácil e preciso desenhar as luzes. Você encontrará em algumas lanternas, pequenos filtros coloridos que também podem ser usados para dar vida as suas imagens. Lasers, chaveiros luminosos, sparkles … vale tudo para criar belas pinturas de luz!
Quer aprender como fazer um light painting?
Vamos passar uma rápida receita:
Lightpainting à moda Starpix
Ingredientes:
01 – Sua câmara fotográfica (com possibilidade de controle manuais e de preferência que tenha o modo B);
02 – 01 tripé;
03 – Controle remoto. Ele é opcional, caso opte por não usá-lo tenha cuidado para que sua câmara esteja firme no tripe, evitando trepidações e borrões indesejáveis na imagem assim que você tocar nela.
04 – Lanternas e qualquer outro objetos que emita luz.
Modo de preparo:
Coloque a sua câmara firmemente no tripé, regule ela para o modo B “Bulb”. Caso a sua câmara não tenha essa opção, ajuste a exposição manualmente para 15 ou 30 segundos. Faça o foco direitinho no assunto. Se você possuir um controle remoto para acionar a sua câmara e estiver usando modo B, você fechará o diafragma quando achar que a sua pintura de luz estevier completa. Esse pequeno e barato acessório ajuda muito. Um dos segredos é fazer com que a luz do ambiente não interfira na imagem, por isso arrume todo o seu equipamento e o seu local de trabalho, pois agora você vai ficar no escuro, afinal de contas somos nós que vamos criar as luzes! A abertura influenciará no tempo que você vai desenhar com suas lanternas ou badulaques luminosos. Quando mais fechado for o diagrafma, mais tempo você ficará pintando, mas isso fará que suas imagens tenham menos desfoque. Caso opte por uma grande abertura de diafragma você terá de pintar mais rapidamente. Light painting é um grande exercício de paciência, por isso, em cada regulagem da sua câmara você acabará descobrindo o tempo certo de pintar o motivo a ser fotografado. Após tudo pronto, acione o seu equipamento e pinte a vontade. Quando estiver satisfeito, feche o diafragma com o controle remoto (caso tenha um e esteja operando em modo B) ou aguarde o tempo de exposição que você regulou manualmente. Longas exposições demandam um tempo para serem processadas pelas máquinas digitais, então não se assuste se demorar um pouco para a imagem ser apresentada no seu display. Com várias tentativas, você vai descobrir como as luzes se comportam e acabará desenvolvendo um entendimento da imagem que pretende extrair. Vá em frente, a cada tentativa as imagens ficam melhores!
Nos cursos que serão agendados em breve, vamos abordar essa técnica e nos divertir muito! Aguardamos vocês!
Texto: Winston Gambatto – Starpix Studio