Para quem tem curiosidade sobre os bastidores da vida de grandes fotógrafos, Tales by light, uma série original do Netflix, é uma grande pedida. Filmada em 4k, a série de 6 episódios mostra grandes profissionais em ação na busca por suas imagens. A série é uma iniciativa da Canon, portanto você verá um desfile de seus equipamentos de ponta sendo usados e abusados nas mais variadas condições. A série é dirigida e produzida pelo diretor premiado internacionalmente Abraham Joffe, exímio piloto de drone e especialista em filmagens subaquáticas. No decorrer das histórias você conhecerá os detalhes do planejamento e produção das imagens e será transportado para locações maravilhosas. As produções apresentadas nessa série, apesar de estarem longe da realidade da maioria dos fotógrafos, serve para mostrar que cada imagem feita é carregada de paixão e comprometimento. Aqui vamos fazer um pequeno resumo de cada capítulo e espero que vocês se divirtam tanto quanto eu.
Tales by light – Episódio 01 – Submerso / Fotógrafo: Darren Jew
No primeiro episódio vemos o fotógrafo austráliano nadando com baleias jubarte em Tonga, escalando um vulcão ativo na Nova Guiné e mergulhando atrás de um biplano Mitsubishi de codinome “Pete” naufragado há mais de 70 anos. Ele faz um lightpainting subaquático da aeronave e o resultado é maravilhoso, como podemos ver abaixo. Darren é determinado na busca por suas imagens: “Boto algo na cabeça de vez em quando e visualizo as imagens que desejo criar”.
Tales by light – Episódio 02 – Himalaia / Fotógrafo: Richard l’Anson
Richard vai atrás do santo gral da fotografia de animais, o esquivo leopardo das neves no norte da Índia e descobre que encontrar o animal é algo parecido com procurar uma agulha no palheiro, como não consegue boas imagens vai atrás dos tigres do Himalaia. Logo após ele visita um templo budista e fotografa o festival sagrado do fogo no Butão. O colorido desse episódio fica por conta do festival de Holi na índia, conhecido como festival das cores. O que atrai o fotógrafo a voltar todo o ano para a Índia é quantidade de festivais religiosos que ocorrem nessa região. Richard expressa em determinado ponto: “Amo essa emoção. Amo a busca pela imagem”.
Tales by light – Episódio 03 – Adrenalina / Fotógrafo: Krystle Wright
A fotógrafa de esportes radicais viaja o mundo registrando paisagens e ação com um timing perfeito. Nesse episódio ela mergulha em Vanuatu com uma super grande angular 14 mm para registrar o mundo maravilhoso do mergulho livre. Nos canions dos Estados Unidos ela fotografa os atletas de highline (um slackline de grandes altitudes) e logo após, as salinas de Utah servem de pano de fundo para ela embarcar em um paramotor (parapente motorizado), brinquedo que ela sofreu um acidente em 2011. Krystle fala da importância do espaço nas imagens: “Nas minhas imagens sempre há muito espaço. Eu adoro espaço, porque ele cria mistério, cria perguntas”.
Tales by light – Episódio 04 – Vida Selvagem / Fotógrafo: Art Wolfe
Art encara os ursos pardos de frente no Alasca enquanto eles pescam salmão, vai até as impenetráveis florestas em Uganda para fotografar os gorilas das montanha e os babuínos gelada. Logo após, voa de balão para fotografar a migração dos gnus e serve uma canon eos 1DX com uma lente super grande angula 16-35 de sobremesa ao bando de leãos. Essa câmera é acomplada a um carrinho de controle remoto e se aproxima dos leões curiosos que acabam destruindo o equipamento. Ele também fotografa o abutre barbudo conhecido como quebras ossos, nesse momento podemos ver a eficiência da câmera EOS 1DX, tirando fotos com grande rapidez. Para ele, as imagens são como pinturas em sua cabeça. O fotógrafo comenta que que nos anos 80, na época do filme, ele tirava 100 fotos e apenas duas ou três tinham a nitidez aceitável. Hoje, com as câmaras modernas ele pode não só tirar fotos mais nítidas, mas também com personalidade. Ele comenta: “Nos últimos anos, com a tecnologia moderna de câmeras com ISO alto e velocidade rápida de obturador, posso congelar o movimento melhor que poucos anos atrás”.
Tales by light – Episódio 05 – Panorama / Fotógrafo: Peter Eastway
Na minha opinião, é um dos episódios mais bonitos. Nele, o fotágrafo vaí até a Antártida, seguindo os passos do fotógrafo australiano Frank Hurley, pioneiro da expedição Shacklenton que ocorreu um século atrás. Lá ele fotografa a vida selvagem e as maravilhosas paisagens da Georgia do Sul. No desenrolar do episódio a história da expedição e contada e mostra Peter visitando os mesmos lugares e reconhecendo as dificuldades que Hurley enfrentou na época para documentar essa grande saga. Peter fala sobre a manipulação e tratamento de imagens para conferir à elas a personalidade que procura. No final ele diz: “Sei que a viagem está chegando ao fim, mas em muitos aspectos é só o começo. Por estranho que pareça, mal posso esperar para voltar pra casa e pôr essa fotos no meu monitor. Isso, pra mim, é quando a mágica começa”.
Tales by light – Episódio 06 – Tribos / Fotógrafo: Art Wolfe
Novamente vemos Arf Wolfe em ação nesse episódio que mostra diferentes etnias com seus costumes e culturas que são retratados aqui com grande arte e maestria. O fotógrafo vai para Papua na nova Guiné para capturar imagens da tribo dos homens de barro. Logo após encontra o povo Huli para conhecer seus rituais e em seguida vai até a Etiópia para conhecer os Surmas e seus desenhos corporais, botoques e máscaras. Art diz que sua missão é documentar culturas que inevitavelmente mudarão. Porque isso, em um futuro não muito distante pode não mais existir e registrar isso se torna um compromisso.
Confira o trailer da série:
Boa diversão!
Conheça também nosso trabalho de fotografia de retratos nesse link:
http://starpixstudio.com.br/portfolio/categoria/retratos
Texto:
Winston Gambatto
Starpix Studio