Você sabia que a fotografia de comida para embalagens, materiais publicitários e PDV’s são executados por meio de técnicas de food styling? Se você não sabia, agora vai ficar sabendo que a grande maioria dos alimentos que vemos em publicidade é de mentirinha!
Em busca da melhor imagem os food stlylists (profissional que manipulam alimentos para para obtenção de fotografias) trabalha com uma série de recursos para que a comida fique colorida e suculenta.
Fotografia de Alimentos nas grandes marcas.
Separamos aqui imagens de grandes marcas, principalmente de franquias, onde o recurso de trabalhar os alimentos com técnicas de food styling é usado com mais frenquencia. Tudo isso, para tornar as imagens mais interessantes, mais apetitosas. Existem chefs de cozinha que decoram bem os seus pratos e fotografá-los em toda a sua beleza é uma tarefa que exige pouco esforço, talvez um pequeno ajuste ou decoração vá deixá-lo mais acertado para ser fotografado, mas nesses casos, como ele é feito de forma que a sua apresentação já faz parte do jogo, pouco há de se fazer para que ele fique melhor na foto. Quando isso acontece, é só caprichar no ângulo e na iluminação.
No caso de alimentos que são feitos de forma rápida, como nos fast foods, sempre haverá a necessidade de utilizar técnicas de food styling para deixar esses produtos atrativos nas embalagens, materiais publicitários e nos pontos de venda. Seria impossível obter uma bela foto de muitos produtos de fast food apenas tirando-os de sua caixinha e fotografando-os. Portanto é claro, que as imagens que vemos nas campanhas de franquias de fast food não são as mesmas que encontraremos ao abrir a caixa. Por isso a frase nas embalgens de produtos: Imagens Ilustrativas. Imagens com essa qualidade são padrão em um mercado sempre exigente. Porque tudo isso é utilizado? É claro, para seduzir, para vender mais.
O trabalho do food stylist é deixar os alimentos maravilhosos para a fotografia. Basicamente é construir e maquiar o alimento. Cada imagem que você vê nessas embalagens ou materiais publicitários é resultado de muito planejamento e trabalho. Elas são pensadas para atrair e aguçar o paladar dos consumidores. O trabalho desse tipo de profissional não fica só no âmbito da fotografia, mas é estendido às areas de video e editoriais.
Alguns segredos do Food Styling:
Marcas de grelhas em hambúgures são feitas com um ferro quente;
O aspecto de garrafa gelada é obtido com verniz fosco;
Sorvete é feito com gordura vegetal e coloríficos;
Carnes não são completamente assadas e são pintadas com diversos produtos.
Essas imagens também passam por uma série de tratamentos no Photoshop para corrigir imperfeições, tonalidades de cor e volumes, mostrando que para conseguir uma boa foto de alimento o processo não fica restrito apenas ao food styling.
Ficamos por aqui, mas não sem antes deixar um videozinho mostrando alguns truques do Mac Donald’s!
Ah! E não esqueça de dar um pulinho em nosso site para conhecer nosso trabalho de food styling e fotografia de comida:
http://starpixstudio.com.br/portfolio/categoria/alimentos
Texto: Winston Gambatto / Starpix Studio