Nessa semana, vamos falar um pouco sobre fotografia de arquitetura e ambientes. Separamos aqui no post algumas imagens e vamos falar um pouco sobre o que os arquitetos pedem na hora no clic. As portas estão abertas e você é muito bem-vindo!
Fotografia de Arquitetura em Chapecó e Região.
Nossa cidade cresce em um ritmo vertiginoso e os arquitetos estão cada vez mais ousados em seus projetos, o que embeleza imensamente nossa cidade e nossa região. Constantemente somos contratos por escritórios de arquitetura para fotografarmos obras prontas. Isso inclui fotos externas e internas. Cada projeto tem suas características e é preciso estar atento a cada uma delas para contar a história da obra atráves de imagens vivas e tridimensionais.
A luz na fotografia de arquitetura e ambientes.
Por trás da maioria dos grandes ambientes de arquitetura, você encontrará ótimos projetos de iluminação que precisam ser valorizados. Na hora do clic, a dosagem entre a luz natural, luz de spots e lâmpadas precisa ser equilibrado para expressar ao máximo a ideia do arquiteto. Ambientes externos também são fotografados com luz natural, evitando-se fotografar na contra luz. Caso seja necessários, faça duas exposição, uma da obra e outro do ambiente para trabalhar posteriormente no photoshop. Se o seu tempo permitir, passe um dia antes no local que será fotografado para entender a incidência da luz sobre a obra. Pergunte para o próprio arquiteto sobres os horários da iluminação solar. Pode parecer exagero, mas isso fará uma grande diferença no resultado final.
Equipamento para fotografia de Arquitetura.
A longa exposição anda de mão dadas com a fotografia de arquitetura e ambientes. Por isso um bom tripé e um controle remoto para não dar esbarrão na câmera são equipamentos que não podem faltar. Sobre as lentes: evite ao máximo usar lentes do tipo fish eye, essas lentes distorcem totalmente os ambientes e os arquitetos não gostam nem um pouco dessa ideia. O indicado é o uso de super grande angulares ou lentes Tilt Shift de no mínimo 24 mm. Para fotografar detalhes o desfoque se torna interessante, para isso, você pode usar a sua 50 mm velha de guerra ou uma macro, as duas dão conta do recado.
Tratamento das fotografias de arquitetura.
O ideal e não abusar do photoshop, comece pelo lightroom e tente resolver boa parte do tratamento da imagem com esse software. Alguns ambientes externos precisam de retoques e acréscimos de elementos, como nuvens ou plantas, mas nada de exageros. A foto pode ficar colorida e chamativa, mas não pode ficar com cara de maquete. Corrigir a perspectiva através de ferramentas do photoshop também se fará necessárias em vários momentos. Em muito edifícios você encontrará rachaduras e manchas ocasionados pelo tempo, nem é preciso dizer que são distrações precisarão ser removidas.
Ficamos por aqui! Esperamos sua visita em nosso site!
Texto:
Winston Gambatto
Starpix Studio