Esse é o segundo trabalho para a Copacol. Foram feitas fotografias de receitas e modelos para o novo portal on line da empresa criado pela agência T12 e para os VT’s produzidos pela Três Quadros. O trabalho foi executado em 03 diárias, duas para o food styling e fotografia de alimentos e outra para a fotografia dos modelos. Hoje é dia de peixe! Confira o resultado desse trabalho.
O trabalho de food styling para as fotografias de receitas Copacol.
Para esse trabalho, foram passadas e desenvolvidas receitas e referências aprovadas pelo cliente junto a produtora. A ideia era criar pratos de visual limpo e que pudessem facilmente ser executados em casa com o uso dos produtos Copacol. Mostrar a textura nesse tipo fotografia de alimentos é essencial para evidenciar a qualidade dos produtos. Como em todo o food styling, as melhores peças sempre são separadas para que possam ser manipuladas com cuidado e receber o acabamento necessário para deixá-las apetitosas. Trabalhar com fotografia de comida para receitas a base de peixe, sempre requer muita paciência devido a fragilidade do produto. É muito fácil que o filé se parta com o menor toque, portanto é preciso manipulá-lo com atenção redobrada.
Food Styling. Uma nova história em cada trabalho.
Todo trabalho de food styling é uma nova história e esse não foi diferente. Nunca havia feito um hambúrguer de tilápia, então não sabia como o produto iria se comportar na hora da sua confecção e acabamento. Todo o hambúrguer para ficar apetitoso precisa de marcas de grelha, esse não foi exceção. Para garantir que tudo ocorra como o esperado, sempre são confeccionadas várias peças. Dessa forma é possível experimentar com uma delas para ter certeza do resultado final. Parece simples quando vemos um prato de comida fotografado. Não é bem assim. Muitos não fazem ideia das etapas por trás de cada uma dessas imagens. Tudo tem que ser pensado antes e não se pode perder tempo. Todos os componentes da produção precisam ser vistos e revistos e precisarão estar à mão na hora do desenvolvimento da produção.
A importância da iluminação na fotografia de alimentos
Cada produção de fotografia de alimento tem sua particularidade. Em cada novo prato, uma nova iluminação e ajuste de luzes se fará necessário. Já havia dito isso em outros post, mas sempre é bom repetir: lembrar luz da janela da casa da vovó é um bom começo para criar luzes convidativas para várias fotos de comida. Geralmente os clientes de alimentos gostam da fotografia com pouco contraste entre luz e sombra, mas isso não quer dizer a luz deva tirar os volumes dos produtos fotografados. Por mais “limpa” que seja a luz, precisamos fazer o olhar do consumidor viajar pelas camadas da fotografia.
Fotografia de modelos para o site de receitas da Copacol.
Nesse trabalham também foram feitas as fotos de modelos para o site e para os materiais gráficos desenvolvidos pela agência. As imagens foram feitas em fundo branco e foram tratadas e recortadas para serem aplicadas em novos fundos. Nas imagens onde os modelos aparecerem segurando um prato com produções de alimentos, o prato e o modelo são fotografados separadamente. Na edição os dois elementos são colocados juntos. O trabalho em estúdio com modelos profissionais sempre é rápido e gera uma grande quantidade de poses que podem ser usadas nas mais diversas situações.
Aqui no Starpix Studio, somos especializados em fotografia publicitária e fotografia de alimentos.
Você tem interesse no assunto? Vamos deixar aqui alguns posts.
-> Fotografia de Comida Para Embalagens.
-> Onde há fumaça, há Food Styling.
-> Food Styling em Workshop de fotografia de Alimentos.
Confira mais receitas da Copacol no portal Dia de Peixe.
Até a próxima.
Winston Gambatto
Starpix Studio